Sobre a Artista

Denise Kovalski

Denise Kovalski Sobre a Artista

Uma artista, um ateliê e muita inspiração

É na atmosfera e no clima de montanha da Serra da Cantareira, onde reside há mais de 20 anos, que a sensibilidade de Denise aflora e pede passagem por meio das telas e pincéis.

Uma carreira de sucesso consequência do seu brilhantismo. São 35 anos de atuação, conquistas e trabalhos executados.

Nascida em Porto Alegre (RS), em 1º de setembro de 1961, Denise Kovalski começou a se interessar pelas artes ainda menina, quando já se notava sua facilidade com os lápis de cores.

Chegou em São Paulo em 1981, onde logo iniciou o curso de artes plásticas em uma das faculdades mais conceituadas na área, a FAAP.

Denise começou produzindo arte em serigrafia em vários gêneros, já tendo hoje mais de dez mil quadros fixados nas paredes do Brasil e de outros países.

É filha de Francisco de Paula Soares (falecido) e Jacila Kovalski Soares. Tem um irmão: Guarajara Kovalski Soares. O sobrenome Kovalski é de origem polonesa, sendo que o bisavô de Denise veio para o Brasil e radicou-se na região Sul, onde casou-se e constituiu família. O avô Otavio Neves Kovalski nasceu no Brasil.

Mesmo sem conhecê-lo, Denise traz consigo muitas características dele. Certa vez, molhou um objeto para fazer uma textura na parede. Sua mãe se surpreendeu, e contou que seu pai mandava os filhos fazerem a mesma coisa. Tanto Sr. Otávio quanto o tio de Denise eram músicos e gostavam de instrumentos de sopro. Não à toa, quando Denise faz postagens em suas redes sociais, adiciona esse tipo de música. Quando estava com cinco anos, viu um caderno de anotações do avô: “Sua caligrafia era maravilhosa e, antes mesmo de aprender a ler, eu já copiava sua letra cursiva. Esse dom também veio dele.”

No Sul, Denise fez curso técnico de Desenho Publicitário e cursou Publicidade e Propaganda. Mudou-se para São Paulo aos 21 anos e formou-se em artes plásticas na Faap, em 1987.
Sobre Denise Kovalski inspiração
Sobre Denise Kovalski história

“Comecei produzindo arte em serigrafia em vários gêneros. Tenho mais de dez mil quadros fixados nas paredes do Brasil e de outros países.”

Antes mesmo de se formar, a professora Leda Catunda passou um trabalho, que Denise fez com formas geométricas. Para aprender sobre gravuras, começou a frequentar, com uma amiga, um ateliê em Pinheiros, e lá conheceu grandes artistas da época, além do impressor Walmir Rocha. Empolgadas, as duas montaram um ateliê e convidaram esse impressor para atuar junto.

Denise seguiu com trabalhos geométricos, inspirada na arte polonesa, no movimento industrial em que os artistas faziam obras de madeira com linhas geometrizadas. Estudando a arte de vanguarda Russa do começo do século passado, desenvolveu seus trabalhos em linóleo, serigrafia, metal e xilo. Por influência dos tempos modernos, focou na geometria construtiva futurista, que levam sua obra a um vigor frenético de cores marcantes, onde encontram o pleno equilíbrio nas transparências e na leveza das pinceladas.
Gravurista desde 1988 até hoje, começou a atuar com ateliês grandes. Criativa, começou a aplicar cores em papéis coloridos, obtendo resultados diferentes e maravilhosos. Logo entrou no circuito de hotelaria e de lojas de departamento (Mappin, Sears, Interdomus Lafer). Seus quadros apareciam constantemente nas propagandas de TV dessas marcas. O que ela produzia, vendia.

Especialista na técnica do construtivismo, também faz uso da técnica mista, que é o abstrato, produções poéticas, seguindo a linha cubista. “O artista sente a necessidade de fazer outras coisas, mas sem fugir daquilo que ele se consagrou. Meu conceito veio do meu passado, mas me arrisco a fazer outras coisas.”

Participou de dezenas de mostras, com destaque para: Gravuras Poéticas no Museu de Arte Contemporânea do Paraná; Cores e Sabores no Mercado Municipal de São Paulo; Teatro Ruth Escobar, Galeria Vitor Hugo, Galeria Fibra, além de shoppings e locais públicos. Na Assembleia Legislativa de São Paulo, recebeu o prêmio Mãos e Mentes que Brilham.
Sobre Denise Kovalski artes
Expôs em Portugal e na Espanha. Teve seu trabalho divulgado até na Arábia Saudita. Em Dubai, integrou a exposição “Worlds Enchanted”. Recentemente, foi convidada para uma exposição no Japão, e está produzindo uma obra que vai para os Estados Unidos, uma grande composição poética que se chama Natureza.

Denise é membro da Academia Latino-Americana de Arte, segue atuando com galerias de São Paulo e do Rio Grande do Sul e se relaciona com grupos de artistas do mundo inteiro, promovendo seu trabalho e exposições. Participou do projeto “Crianças da Creche e Denise Kovalski”, com uma releitura de sua obra Amazonia e uma exposição. Deu entrevista em programas de TV por conta de seu trabalho “O Povo é Congresso Nacional”, quadro que esteve em Brasília e que sugere reflexão política. Do crítico de arte Massarani, recebeu a seguinte definição: “Denise Kovalski: perfeição formal e harmônico equilíbrio geométrico.”

Inspiração

“Ao longo dessa trajetória de sucesso, tive ao meu lado uma pessoa especial, meu marido Deni Cavalcanti. Diretor de cinema e de televisão, Deni tinha a visão por detrás da lente e trazia para casa tudo o que permeava o mundo da arte: a transpiração, o cliente, o espaço, o olhar apurado e o tino comercial. Em 2018, ele faleceu. Foi uma fase de aprendizado que Deus colocou na minha mão. Desse relacionamento ficou o legado de amizades e de trabalho.

É na Serra da Cantareira que me sinto em comunhão com o divino e com as energias, é onde faço minhas reflexões e onde realinho a vida. Como uma boa virginiana, prezo a organização mental.

Aqui, já realizei as exposições Tons da Serra e Escala de Cores. Por vezes, dei entrevista à Revista da Serra, em uma delas, Mulheres Guerreiras, apareci ao lado de Elis Regina.
Sobre Denise Kovalski artes 2
Faço parte da Confraria das Mulheres Empreendedoras da Zona Norte, uma rede de contato entre mulheres de diversas profissões, onde fazemos alianças e nos incentivamos. Gosto de academia, de caminhadas, faço musculação, cuido da alimentação, vou a teatros, viajo, gosto de praia e da natureza, também faço trilha e ando de bicicleta. Sou sociável, gosto de receber os amigos em casa, preparar uma comida e tomar um vinho em volta da lareira, sensações que me remetem às minhas origens, ao Sul.

Sou vaidosa e relaciono a cor e o jeito das minhas roupas com as obras que crio. Minha rede social é voltada para a arte e para o belo, então alio minha imagem ao meu produto. Me visto dentro da arte. Mantenho a fanpage Denise Kovalski Gallery, o Facebook Denise Kovalski Art e o Instagram @denisekovalskiart, que somam mais de 100 mil visualizações por mês.”

Entre Em Contato Com a Artista

Informações de Contato

Endereço

Alpes da Cantareira – Tv. Santa Inês, 123
Condomínio, Mairiporã – SP, 07619-292

Formulário de Contato